A importância da Avaliação e da Reavaliação a prática do método Pilates

pq

A avaliação Fisioterapêutica é um procedimento extremamente importante no início de qualquer tratamento, pois é através dela que o profissional detecta os pontos primordiais para elaboração de um bom protocolo de atendimento. É composta por varias etapas desde a anamnese, análise dos exames, histórico de doenças pregressas até testes ortopédicos para verificar disfunções, limitações, encurtamentos, fraquezas musculares, rigidez articular, desequilíbrios musculares e alterações posturais. Tem como objetivo principal conhecer a fundo o seu paciente, para planejamento de um tratamento eficiente. Com ela identificamos em qual local é a dor do paciente, há quanto tempo ele sente essa dor, verificamos se ela é mensurável em intensidade e características, qual o impacto funcional e se há limitação de função do mesmo.

A avaliação em nenhum momento visa realizar o diagnostico médico, mas sim o fisioterapêutico o qual possui aspectos particulares baseado na anatomia, biomecânica, cinesiologia, fisiologia os quais possibilitam encontrar a etiologia do problema. Um dos objetivos de uma avaliação é buscar um diagnostico diferencial, identificar outras causas que levam a queixa do paciente, considerando as atividades exercidas durante seu trabalho, lazer ou mesmo esportiva, visto que cada ser humano tem sua individualidade, não consideramos que todos os pacientes com distúrbios semelhantes sejam enquadrados em um modelo padrão de abordagem terapêutica.Em uma avaliação minuciosa verificamos a realidade de cada paciente, detectamos os hábitos que podem influenciar nos padrões posturais e nos possíveis desequilíbrios articulares e musculares que estão causando algum tipo de dor nos pacientes. Dessa maneira, a avaliação é um procedimento primordial para a prática segura, personalizada e eficaz do método Pilates.

Após passar por todo esse processo o profissional conseguirá traçar as metas, estratégias, ações, orientações que levarão ao melhor objetivo a ser alcançado pelo paciente, bem como prescrever exercícios indicados e evitar os contra-indicados para cada situação. Os resultados obtidos com a prática do método dependerão da qualidade da avaliação inicial que é feita e um possível progresso continuará com as reavaliações realizadas futuramente.

A reavaliação pode ser realizada com até três meses de início da prática do método, é possível então observar os resultados de todo o trabalho planejado durante o período que o paciente esteve assíduo nas sessões. Também se podem comparar os resultados, fazer a análise postural através de fotos, mensurar a melhora da dor e observar se os objetivos traçados no inicio do tratamento foram obtidos com êxito. Após a reavaliação, o fisioterapeuta passa a ter parâmetros seguros para evoluir o paciente, tornar a sessão mais dinâmica, os exercícios mais eficientes e desafiadores e também observar se o paciente mudou de nível iniciante para intermediário ou avançado. Verifica-se também se é necessário reformular as orientações e prescrever outro protocolo de tratamento. Além disso, a reavaliação é algo que poderá fidelizar seus pacientes de acordo com os resultados alcançados, motivar e incentivar o poder de mudança dentro de si através da prática do método Pilates.

Ft. Anielle Melo Silva
Ft. Tamine Abdalla Ávila