Ativação do músculo transverso do abdômen e sua relação com dor lombar

Ativação do músculo transverso do abdômen e sua relação com dor lombar

Uma das queixas mais comuns da população é a dor lombar, conhecida como lombalgia. Segundo a Organização Mundial da Saúde cerca de 80% dos adultos terão pelo menos uma crise de dor lombar durante a sua vida, e 90% destes apresentarão mais de um episódio, nem sempre essa dor vem acompanhada de algum diagnóstico fechado, sendo somente por uma má postura, fraqueza muscular ou algum fator biomecânico, facilitando no prognóstico do paciente.

A fim de evitar a lombalgia, e manter o corpo preparado para as atividades cotidianas, é preciso ter uma boa estabilização da coluna, e um dos métodos que colabora para isso é o pilates, que durante todos os exercícios busca manter a ativação do abdômen, especialmente do músculo transverso do abdômen e dos multifidos. O transverso do abdômen é um músculo profundo, que lembra o formato de uma “cinta” ao redor do abdômen, sendo assim sua ação principal é a estabilização da coluna lombar, impedindo micro movimentos lesivos, durante todos os movimentos da coluna, além disso, ele aumenta a pressão intra-abdominal e isso ajuda a diminuir a pressão da gravidade nos discos vertebrais.tab

Estudos dizem que em indivíduos que não possuem lombalgia, o transverso do abdômen é ativado antes do início dos movimentos dos membros, nos lombálgicos esta contração falha antes dos movimentos, demonstrando uma alteração na coordenação desse músculo, acarretando instabilidade na coluna e consequentemente dor. Para ativar essa musculatura de forma eficaz, com a ajuda do reto abdominal é preciso imaginar que se esteja projetando o umbigo para cima e para dentro, durante a expiração, portanto a respiração é um importante fator para essa contração.

No pilates a respiração é essencial para ajudar no processo de estabilização da coluna, deve-se inspirar pelo nariz expandindo os pulmões e a caixa torácica, em seguida fazer uma expiração forçada, lenta e contínua pela boca, dessa forma o músculo transverso do abdômen é potencializado, gerando uma proteção para coluna, preparando o corpo para outros movimentos. Praticar essa respiração, ter consciência corporal para saber como ativar essa musculatura e saber da importância dessa estabilidade da coluna, não é só importante para pessoas que tem dor lombar, mas também para indivíduos saudáveis, pois assim podem se policiar e evitar lesões futuras.

 

Brenda Alves Silvestre (brendaasilvestre@hotmail.com)brenda-perfil
Fisioterapeuta na Essenciale Pilates e Fisioterapia
Formada em Fisioterapia pela PUC Goiás
Pós graduanda em traumato ortopedia Formação em Pilates Clássico Científico